segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Depois de 27 anos servindo no Brasil, Dom Filippo é nomeado arcebispo de Taranto, na Itália

O Papa Bento XVI nomeou nesta segunda-feira, 21 de novembro, Dom Filippo Santoro, como arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Taranto, na Itália, substituindo assim Dom Benigno Luigi Papa. A posse de Dom Filippo em Taranto está marcada para o dia 5 de janeiro, no entanto, ele fica na Diocese de Petrópolis até o dia 1º de janeiro como administrador apostólico, informou a diocese de Petrópolis.

Simultaneamente à nota de hoje do Vatican Information Service, Dom Filippo Santoro fez o comunicado oficial em reunião realizada na manhã de hoje (21 de novembro), no salão da Catedral de Petrópolis, com a presença de vários padres e leigos da Diocese.

Dom Santoro nasceu em Bari - Carbonara, Itália, em 12 de julho de 1948. Foi ordenado Sacerdote Diocesano na Arquidiocese de Bari em 20 de maio de 1972, e foi convidado por Dom Eugênio Sales para implementar o movimento Comunhão e Libertação, fundado por Luigi Giussani em 1954, na Arquidiocese do Rio de Janeiro em 1984, sendo ordenado bispo auxiliar da mesma ao 29 de junho de 1996. Mais tarde o beato João Paulo II o nomeou Bispo de Petrópolis no dia 12 de maio de 2004 e tomou posse em 11 de julho do mesmo ano.

Entre os cargos que exerceu durante seus 15 anos como bispo no Brasil foi Grão-Chanceler da Universidade Católica de Petrópolis, membro do Conselho Permanente da CNBB e membro da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da mesma. Trabalhou também na Pastoral da Educação do Regional Leste 1 da CNBB, que corresponde ao Estado de Rio de Janeiro, onde recentemente foi aprovado ensino religioso para as escolas públicas.

Segundo informou também a diocese de Petrópolis em seu comunicado, Dom Filippo Santoro afirmou que recebeu com obediência e espírito de fé a nomeação do Santo Padre para a Arquidiocese de Taranto consciente de uma nova etapa que se abre em sua vida.

Ele afirma que desde a sua chegada na Diocese foi recebido com grande alegria pelos padres, religiosos e religiosas, fiéis leigos e as autoridades públicas. “Conhecendo as pessoas e trabalhando com elas, cresceu a estima e a amizade e o compromisso comum para o bem da Igreja e do nosso povo. Em todas as minhas atividades me moveu o desejo de comunicar a beleza de Cristo que, vivo entre nós, transforma a vida”, expressou também Dom Filippo.

Dom Filippo Santoro agradeceu a colaboração de todos, ressaltando o apoio que recebeu dos padres “que permitiu desenvolver um projeto unitário e incentivar o espírito missionário desejado pela V Conferência do Episcopado Latino-americano de Aparecida”.

“Sem a colaboração de todos isso não seria possível”, ressaltou.

Ele falou ainda de seu empenho para recuperação da Universidade Católica de Petrópolis, que quando chegou a Diocese estava sujeita a intervenção pública “e que agora esta em pleno crescimento”.

Em seu comunicado, Dom Filippo Santoro lembrou a tragédia de 12 janeiro deste ano, quando mais de 900 pessoas perderam a vida na Região Serrana, atingindo quatro municípios que forma a Diocese, lembrando que deste o primeiro momento colocou toda a estrutura da Igreja para atender as vítimas em colaboração com as autoridades públicas.

Após o comunicado oficial, diversos padres e leigos agradeceram a Dom Filippo pelo trabalho realizado na Diocese nestes sete anos à frente da diocese. O Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Paulo Daher afirmou que toda Diocese continuará rezando por ele ao assumir esta nova missão em sua vida.

Para o governo da diocese de Taranto (com uma extensão de 1,056Km2 e uma população de 405,542 católicos) Dom Filippo contará com 236 sacerdotes, 16 diáconos permanentes e 384 religiosos.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dom Orani inaugura Centro de Evangelização na Igreja de Sant´Ana

Na manhã deste domingo, 13 de novembro, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu a missa de abertura da Semana de Cristo Rei, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant´Ana, no Centro. A celebração eucarística também marcou o início das atividades do Centro de Evangelização Sant´Ana – Missão Coração Adorador na Arquidiocese. Concelebraram membros do clero local e autoridades políticas estiveram presentes.

O vigário episcopal do Vicariato Urbano, padre José Laudares de Ávila, ao dar as boas vindas ao arcebispo, aos demais membros do clero presentes e à assembléia, certo de que as atividades que serão desenvolvidas conscientizarão as pessoas sobre a importância e valor da adoração, expressou sua alegria pela inauguração do Centro — que visa à evangelização, formação doutrinária, promoção e formação Humana e, pretende, de modo particular, ser um centro de comunicação católica referência na criação, produção, execução, divulgação e difusão de conteúdo de comunicação cristã em todos os modernos meios disponíveis:

— Queremos revitalizar a obra de adoração. Que ela volte a ter o mesmo entusiasmo dos primeiros anos, desejou.

Durante a homilia, Dom Orani explicou a que a Semana de Cristo Rei, que exalta o final do calendário litúrgico na expectativa do advento do natal, ensina que tudo deve convergir para que Jesus reine sobre a humanidade e destacou que espera que o novo centro de evangelização, ao levar à frente sua missão, com a sua preocupação com a formação, ajude a despertar as consciências para o amor de Deus. Para o Arcebispo, ajudar a revitalizar o Santuário é uma ocasião privilegiada para motivar as pessoas a um autêntico testemunho de fé para a sociedade.

— O Senhor confiou a nós que o Reino fosse anunciado. Essa é a nossa responsabilidade. Que, neste século de crise de fé, nós vivamos essa fé. Por isso, revitalizar esse Santuário é também multiplicar os talentos a nós confiados, lembrou.

O arcebispo também anunciou que, a partir desta Semana de Cristo Rei, em atenção à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá na cidade em 2013, neste local de adoração, os jovens se reunirão uma vez por mês em intercessão pelo evento que os reunirá com o Papa:

— Estamos inaugurando também a adoração da juventude. A partir deste mês, em intenção à JMJ, em toda segunda sexta-feira do mês os jovens se reunirão para adorar o Senhor. Se o Senhor confiou a nós essa JMJ é, por um lado, porque ele tem visto que há pessoas aqui que têm multiplicado talentos. E, por outro lado, esta também é uma ocasião para que muitas outras acordem para fazer o mesmo, explicou Dom Orani.

Ao término da missa, Dom Orani deu uma benção de envio aos missionários da Coração Adorador e, em seguida, fez a inauguração solene do Centro de Evangelização Sant´Ana, na presença de seus fundadores, Márcio e Vanessa Pacheco e Fabiano e Michele Machado, e de autoridades políticas.

— Eu considero este Centro de Evangelização um grande presente de Deus para a Paróquia de Sant´Ana e sobretudo para o Santuário Nacional de Adoração Perpétua, porque, depois de 85 anos, é bom a gente fazer algo para renovar e chamar a atenção para esta grande obra da adoração perpétua, que é manter Jesus sacramentado solenemente exposto 24h por dia, na presença de adoradores; então, o Centro de Evangelização vai enriquecer muito a nossa sociedade porque, além de oferecer esse espaço para a oração, para a evangelização, deseja ser também um grande centro de formação eucarística — o que era o grande propósito de São Pedro Julião Eymard: viver e revelar o mistério da eucaristia para o mundo. Então, quanto mais as pessoas conhecerem a eucaristia, mais se apaixonarão, destacou padre José Laudares.

A Semana de Cristo Rei apresentará diversas atividades até o próximo domingo, dia 20 de novembro. Confira a programação e tenha acesso a mais informações pelo site www.SCR2011.com.br .

Texto: Nice Affonso
Foto: Gustavo de Oliveira

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Bento XVI cria a Diocese de Óbidos, no Pará

A Igreja Católica no Brasil tem uma nova diocese. O Papa Bento XVI anunciou nesta quarta-feira, 9 de novembro, a elevação da Prelazia de Óbidos, no Estado do Pará, à categoria de diocese e a nomeação do seu primeiro bispo, de origem alemã, Dom frei Bernardo Johannes Bahlmann, OFM.

A festa da elevação acontecerá nos dias 21 e 22 de janeiro do próximo ano, com a presença do núncio apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, na sede da nova diocese. Nesta ocasião, o núncio também vai inaugurar o Centro de Juventude São Francisco, onde funciona o Projeto Cultura pela Paz e a Fazenda da Esperança.

"O povo é muito religioso e ficou muito feliz com o anúncio do papa. Estou muito feliz à frente do meu rebanho e mais ainda por fazer parte desta história", disse Dom Bernardo, que foi nomeado bispo para Óbidos em 2009.

Segundo Dom Bernardo, há trinta anos já se queria elevar a prelazia à categoria de diocese, pois ela já contava com as estruturas para isso.

“Atualmente existem 13 prelazias no Brasil”, explica o bispo franciscano, lembrando que quando foi criada a prelazia, ela foi confiada à Ordem dos Frades Menores, através da Província Franciscana de Santo Antônio, com sede no Recife (PE). “Os franciscanos já estavam aqui em várias paróquias na região de Óbidos e a criação da prelazia foi entregue à Ordem Franciscana”, disse.

Pertencente ao Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Óbidos era uma prelazia territorial criada em 10 de abril de 1957 pelo Papa Pio XII, através da bula Territorialis Praelatura Obidensis, desmembrando da então Prelazia de Santarém, sendo sufragânea da Arquidiocese de Belém do Pará. Foi confiada pela Santa Sé aos cuidados da Ordem dos Frades Menores. A Catedral é dedicada a Sant’Ana.

Situada ao noroeste do Estado do Pará, tem como limites: A Prelazia está localizada na Região Oeste do Pará, fazendo limite territorial com a Guiana Inglesa, Suriname, Roraima (RR) e Amazonas. Limita-se com as áreas diocesanas de Santarém, Roraima (RR), Parintins (AM) e Itacoatiara (AM).

A nova diocese conta com 250 mil habitantes, dos quais 80 % confessam a religião católica. O território da diocese tem mais de 180 mil quilômetros quadrados, organizado em sete paróquias, e fica na Região Oeste do Estado do Pará, no Rio Amazonas. As paróquias estão situadas nos municípios de Óbidos, Alenquer, Curuá, Oriximiná, Terra Santa, Faro e Juruti – que atendem em torno de 600 comunidades. A Diocese de Juiz de Fora (MG) é sua diocese-irmã.

Neste vasto território, 22 padres - seis diocesanos incardinados, quatro padres Fidei-Donum de Juiz de Fora e da Alemanha, três franciscanos e nove missionários do Verbo Divino - e 18 religiosas franciscanas de três Congregações, além de 8 seminaristas -, garantem esta grande obra evangelizadora, conforme o lema da nova diocese: “Uma Diocese Missionária no coração da Amazônia”.

Segundo Dom Bernardo, os desafios aumentam à medida que a população cresce. "A prelazia busca responder aos problemas atuais com coragem e dinamismo dando uma resposta concreta a cada problemática, como a criação do Projeto Cultura pela paz para tirar os jovens que vivem em situação de risco e a vinda da Fazenda da Esperança para ajudar na recuperação de dependentes químicos", observa o bispo franciscano.

Desde sua fundação, a prelazia teve uma vasta atividade pastoral, e atualmente trabalha novos projetos e formas de evangelização nas seguintes pastorais: vocacional, familiar, social, comunicação, criança e juventude. Mas o grande desafio, segundo o bispo, é promover o crescimento vocacional na prelazia, para que aumente o número dos padres nativos.


Bispo de Óbidos

Religioso da Ordem dos Frades Menores, Dom Bernardo Johannes Bahlmann nasceu em 10 de dezembro de 1960, em Visbek – Munster, na Alemanha. Na mesma cidade, foi ordenado presbítero em 12 de julho de 1997, onde também foi sagrado bispo em 9 de maio de 2009. A posse em Óbidos, como quarto prelado, sucedendo a Dom Frei Martinho Lammers, no cargo desde 1976, ocorreu em 23 de maio de 2009.