domingo, 31 de julho de 2011

Novo bispo de Campos toma posse com missa festiva

Tomou posse na manhã deste sábado, dia 30 de julho, o novo bispo da Diocese de Campos dos Goytacazes, Dom Roberto Francisco Ferrería Paes.

A cerimônia de posse canônica foi realizada no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com transmissão ao vivo para todo o Brasil pela Rede Vida de Televisão.

Autoridades religiosas estiveram presentes, entre elas, a do arcebispo da Arquidiocese de Niterói, dom Alano Maria Penna e da Arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, além de vários bispos do Regional Leste I, sacerdotes, religiosas, uma expressiva presença de fiéis dos 17 municípios do norte e noroeste fluminense, e da Arquidiocese de Niterói, onde dom Roberto Francisco esteve nos últimos anos com bispo-auxiliar.

Entre as autoridades civis, foram registradas as presenças do vice-prefeito de Campos dos Goytacazes, doutor Chicão, do presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Nahim, da prefeita do município de São João da Barra, Carla Machado, secretários municipais e autoridades militares.


Carreata abre início das festividades

Uma grande carreata foi preparada para saudar a população da Diocese de Campos o anúncio da chegada do novo bispo. Dom Roberto Francisco participou em carro aberto abençoando os fiéis, na chegada ao santuário, o novo bispo recebeu inúmeros abraços de boas-vindas dos presentes e religiosos.


Missa de posse canônica

Com a igreja completamente lotada, dom Roberto Francisco, foi aclamado de pé ao entrar no recinto ao lado de dom Roberto Gomes Guimarães, e do arcebispo de Niterói, dom Alano Maria Penna. Já no altar, dom Roberto Guimarães, foi mais uma vez aplaudido pelos fiéis, emocionado agradeceu o gesto de carinho e acolhida.

Em seu discurso de posse, dom Roberto Francisco, ressaltou a importância do pastoreio desempenhado pelo se sucessor, dom Roberto Guimarães ao longo dos últimos 15 anos, frente a esta diocese e de maneira humilde pediu apoio e as orações de toda “família” da Diocese de Campos, para que ele possa prosseguir firme na fé o seu pastoreio que está apenas começando.

Ao final da celebração, o novo bispo dirigiu-se para a frente do altar para os cumprimentos a todos que participaram da santa missa.

***

Mensagem de Início de Episcopado ao Povo da Diocese de Campos

Desejo desde o início de meu episcopado, missão de unidade e serviço ao Povo de Deus, manter uma cordial, paterna e solícita comunicação e diálogo com todos os setores e pastorais da Igreja e também com todos os segmentos da sociedade civil, tornando-me um instrumento de agregação, de reconciliação e de paz. Aliás é esta a frase bíblica que inspirou a Bula papal de nomeação: “ Irmãos, alegrai-vos, sede perfeitos, exortai-vos uns aos outros, tende o mesmo sentimento, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco” ( 2Cor 13,11 ).

O Santo Padre citando o apóstolo das gentes nos conclama à unidade e a paz. Unidade que parte da comunhão missionária trinitária e que deve levar a uma pastoral de conjunto (não um conjunto de pastorais) orgânica, articulada, e participativa conjugando esforços, empenhos e recursos para uma Nova Evangelização. Paz que é um dom do Espírito Santo que não consiste em ausência de conflitos, mas na afirmação convicta da justiça e da verdade, da caridade e a liberdade, os quatro pilares da paz segundo a Pacem in Terris de João XXIII. Paz que exige o reconhecimento pleno da dignidade da pessoa, e o respeito a seus direitos, paz que nos leva a defender a vida humana a em todas as suas etapas, a vida no planeta, a família como instituição de direito divino e a liberdade religiosa.

Espero contar com todos, os presbíteros como meus colaboradores imediatos, irmãos no sacerdócio, os diáconos permanentes sinais do serviço-doação, os consagrados/as com os seus carismas e formas, o laicato que anseio vê-lo mobilizado, adulto, protagonista da missão eclesial no mundo. Merecerão destaque as famílias, os jovens, as crianças e os cinco rostos da pobreza citados pelo Documento de Aparecida: migrantes, moradores de rua, encarcerados, tóxico-dependentes e excluídos.

Não estou partindo de zero, seis grandes bispos me precederam, dando um perfil a esta diocese confirmando na fé ao Povo de Deus a eles confiado, caminhando na sequela do Santíssimo Salvador. Agradeço especialmente a Dom Roberto Guimarães a acolhida fraterna, carinhosa e sem dúvida generosa que me dispensou, será sempre um amigo e valioso colaborador.

Deus seja louvado

Dom Roberto Francisco Ferrería Paz
Bispo da Diocese de Campos – RJ

***

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA DIOCESE DE CAMPOS

A Diocese de Campos, que pertencente à Província Eclesiástica de Niterói (RJ), foi criada a 04 de dezembro de 1922, pela Bula "Ad Supremae Apostolicae Sedis Solium" do Papa Pio XI, com território desmembrado integralmente da então Diocese de Niterói.

A Diocese de Campos, nos seus 89 anos de existência, foi governada pelos bispos: dom Henrique César Fernandes Mourão (1925-1935); dom Otaviano Pereira de Albuquerque (1935-1949); dom Antônio de Castro Mayer (1949-1981); dom Carlos Alberto Etchandy Gimeno Navarro (1981-1990); dom João Corso (1990-1995); e dom Roberto Gomes Guimarães (07/01/96 a 07/06/2011).

Está situada ao Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, fazendo limites com o Oceano Atlântico; Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Caratinga (MG), Leopoldina (MG) e Nova Friburgo (RJ). Sua superfície é de 12520,5 Km2 e uma população estimada em 980 mil habitantes.

É integrada pelos municípios de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São João da Barra, Varre-Sai, São Francisco do Itabapoana e São José de Ubá

A Diocese tem como padroeiro o Santíssimo Salvador. A 1º de maio de 1982, foi consagrada a São José e a 13 de janeiro de 1988 ao Imaculado Coração de Maria, por dom Carlos Alberto Etchandy Gimeno Navarro.

A Diocese de Campos conta com aproximadamente 71 presbíteros diocesanos, - 16 presbiteros religiosos, 14 comunidades religiosas, 11 comunidades de leigos consagrados, 49 Paróquias, 622 comunidades (Capelas), 1.500 catequistas, 24 comissões diocesanas de pastoral e 11 movimentos de apostolado leigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário