quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Bento XVI cria a Diocese de Óbidos, no Pará

A Igreja Católica no Brasil tem uma nova diocese. O Papa Bento XVI anunciou nesta quarta-feira, 9 de novembro, a elevação da Prelazia de Óbidos, no Estado do Pará, à categoria de diocese e a nomeação do seu primeiro bispo, de origem alemã, Dom frei Bernardo Johannes Bahlmann, OFM.

A festa da elevação acontecerá nos dias 21 e 22 de janeiro do próximo ano, com a presença do núncio apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, na sede da nova diocese. Nesta ocasião, o núncio também vai inaugurar o Centro de Juventude São Francisco, onde funciona o Projeto Cultura pela Paz e a Fazenda da Esperança.

"O povo é muito religioso e ficou muito feliz com o anúncio do papa. Estou muito feliz à frente do meu rebanho e mais ainda por fazer parte desta história", disse Dom Bernardo, que foi nomeado bispo para Óbidos em 2009.

Segundo Dom Bernardo, há trinta anos já se queria elevar a prelazia à categoria de diocese, pois ela já contava com as estruturas para isso.

“Atualmente existem 13 prelazias no Brasil”, explica o bispo franciscano, lembrando que quando foi criada a prelazia, ela foi confiada à Ordem dos Frades Menores, através da Província Franciscana de Santo Antônio, com sede no Recife (PE). “Os franciscanos já estavam aqui em várias paróquias na região de Óbidos e a criação da prelazia foi entregue à Ordem Franciscana”, disse.

Pertencente ao Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Óbidos era uma prelazia territorial criada em 10 de abril de 1957 pelo Papa Pio XII, através da bula Territorialis Praelatura Obidensis, desmembrando da então Prelazia de Santarém, sendo sufragânea da Arquidiocese de Belém do Pará. Foi confiada pela Santa Sé aos cuidados da Ordem dos Frades Menores. A Catedral é dedicada a Sant’Ana.

Situada ao noroeste do Estado do Pará, tem como limites: A Prelazia está localizada na Região Oeste do Pará, fazendo limite territorial com a Guiana Inglesa, Suriname, Roraima (RR) e Amazonas. Limita-se com as áreas diocesanas de Santarém, Roraima (RR), Parintins (AM) e Itacoatiara (AM).

A nova diocese conta com 250 mil habitantes, dos quais 80 % confessam a religião católica. O território da diocese tem mais de 180 mil quilômetros quadrados, organizado em sete paróquias, e fica na Região Oeste do Estado do Pará, no Rio Amazonas. As paróquias estão situadas nos municípios de Óbidos, Alenquer, Curuá, Oriximiná, Terra Santa, Faro e Juruti – que atendem em torno de 600 comunidades. A Diocese de Juiz de Fora (MG) é sua diocese-irmã.

Neste vasto território, 22 padres - seis diocesanos incardinados, quatro padres Fidei-Donum de Juiz de Fora e da Alemanha, três franciscanos e nove missionários do Verbo Divino - e 18 religiosas franciscanas de três Congregações, além de 8 seminaristas -, garantem esta grande obra evangelizadora, conforme o lema da nova diocese: “Uma Diocese Missionária no coração da Amazônia”.

Segundo Dom Bernardo, os desafios aumentam à medida que a população cresce. "A prelazia busca responder aos problemas atuais com coragem e dinamismo dando uma resposta concreta a cada problemática, como a criação do Projeto Cultura pela paz para tirar os jovens que vivem em situação de risco e a vinda da Fazenda da Esperança para ajudar na recuperação de dependentes químicos", observa o bispo franciscano.

Desde sua fundação, a prelazia teve uma vasta atividade pastoral, e atualmente trabalha novos projetos e formas de evangelização nas seguintes pastorais: vocacional, familiar, social, comunicação, criança e juventude. Mas o grande desafio, segundo o bispo, é promover o crescimento vocacional na prelazia, para que aumente o número dos padres nativos.


Bispo de Óbidos

Religioso da Ordem dos Frades Menores, Dom Bernardo Johannes Bahlmann nasceu em 10 de dezembro de 1960, em Visbek – Munster, na Alemanha. Na mesma cidade, foi ordenado presbítero em 12 de julho de 1997, onde também foi sagrado bispo em 9 de maio de 2009. A posse em Óbidos, como quarto prelado, sucedendo a Dom Frei Martinho Lammers, no cargo desde 1976, ocorreu em 23 de maio de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário