segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dom Orani abre festa da Penha 2011

Na manhã deste domingo, 2 de outubro, o arcebispo Dom Orani João Tempesta abriu solenemente a festa de Nossa Senhora da Penha, uma das devoções marianas mais antigas e queridas na Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Construído no alto de um penhasco, na Zona Norte da cidade, o Santuário Nossa Senhora da Penha mantém a tradição de um local sagrado, de peregrinação. Ainda hoje, à semelhança do fazendeiro que foi salvo do ataque de uma serpente, dando origem à devoção, os fiéis procuram o Santuário para agradecer ou pedir a proteção da Mãe de Deus.

- Este santuário, a Casa da Mãe, marca a vida da cidade e também de cada um de nós. Estamos aqui hoje para pedir a Deus, por intercessão de Maria, sob o título de Nossa Senhora da Penha, que Ele nos livre de todos os venenos e males e nos socorra em nossas necessidades, disse o arcebispo.

Transmitida pela Rádio Catedral, a celebração contou com a presença de 800 pessoas. Com a igreja lotada, muitos fiéis acompanharam a celebração do lado de fora. Paralelamente, na sacristia do Santuário, estava sendo realizado o batizado de muitas crianças.

- É a primeira vez que venho participar da festa. Antes, só acompanhava pelo rádio ou pela TV. Muito emocionada com a festividade, senti muita paz com a entrada da imagem de Nossa Senhora com seu novo manto. Aqui é casa da Mãe, mas ela também mora em nossos corações, disse Rosana de Jesus Souza Custódio, da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, do bairro Santíssimo.

Antes da celebração, no espaço externo do Santuário, Dom Orani foi acolhido pelo Reitor, Padre Serafim de Sousa Fernandes, ao som da Banda Marcial do Colégio Nossa Senhora da Penha. Na procissão de entrada, carregada pelos “cavalheiros” e cortejado por “damas”, estava o andor da imagem da padroeira, ornada com um manto novo, na cor azul. Nas costas do manto, em bordado, a palavra: “Paz”.

- Estou muito feliz por ser convidada a participar do projeto do manto de Nossa Senhora da Penha. A motivação do manto foi a paz, inspirada em uma moldura da Basílica Santuário de Nazaré, de Belém. A palavra tem uma significação muito simples, mais profunda: "Se os corações estiverem unidos, ligados entre si e com Maria a Mãe de Jesus a paz sonhada pode existir", disse a estilista e pesquisadora Mizar Bonna, de Belém do Pará, que por muitos anos fez o manto da Padroeira da Amazônia.

Comentando a inscrição do manto, Dom Orani recordou o compromisso com a paz, lembrando que ela vem de Deus, mas que supõe presença e responsabilidade de cada cristão.

- Assim como Maria, que trouxe em seu seio o Príncipe da Paz, nossos corações devem ser permeados pela paz. Precisamos anunciar, testemunhar e trabalhar para que as pessoas possam viver com respeito e dignidade, afirmou.

Na homilia, Dom Orani refletiu as leituras litúrgicas do 27º Domingo do Tempo Comum, utilizando a imagem da "Vinha de Deus".

- Diante dos venenos e dos males do mundo, o que Deus espera de nós como Vinha e povo escolhido? Ele nos convida a produzir frutos de vida eterna, de paz e fraternidade. Como fermento na massa, a semear o bem no modo de pensar, ser e conviver, para que a sociedade seja melhor, afirmou.

Na conclusão da celebração, ao meio dia, Dom Orani rezou a Oração do Ângelus, abençoando os fiéis com a aspersão de água. Também abençoou o grupo das “damas” e dos “cavalheiros”, o atual e o novo, responsáveis pela elaboração da festa anual da padroeira.

- A cada festa, venho aqui pedir a proteção de Maria e receber as bênçãos que ela traz. Ela é a nossa mãe querida, expressão da bondade de Deus, modelo que devemos seguir, disse Maria Alzira Jesus Moraes Monteiro, catequista do próprio Santuário.

A festa de Nossa Senhora da Penha 2011, a 376º edição, está bem diversificada. Faz parte da programação, a ser realizada durante o mês de outubro, entre muitas celebrações, a peregrinação dos motociclistas, a romaria da Bíblia, o festival do folclore português, o encontro de corais e o mutirão de pintura. Ainda, um show de evangelização: “Corações unidos pela paz”, aos cuidados da Comunidade Coração Novo.

A novena preparatória foi encerrada no sábado, dia 1º de outubro, com a lavagem da escadaria, às 15, seguida da caminhada Jovem e procissão luminosa. A celebração foi presidida pelo padre Gilvan André da Silva, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da Ilha do Governador.

A novidade da festa deste ano é o apoio que o Santuário está dando a campanha “Onda Rosa” de conscientização sobre o câncer de mama, lançado pela Fundação Laço Rosa. A partir de terça-feira, 4 de outubro, até o final do mês, o Santuário ficará iluminado com a cor rosa.

Veja fotos da celebração - (Carlos Moioli)
http://www.flickr.com/photos/56185212@N06/sets/72157627685123499/

Nenhum comentário:

Postar um comentário