segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Paróquia de Olaria vive um domingo de bençãos

- A cada dia, como um pequeno barco no meio do grande lago envolvido por perigosas ondas, somos surpreendidos por situações que querem nos desanimar. Mas temos a certeza de que, nessas ocasiões, o Senhor nos traquiliza, e nos diz: Coragem! Sou Eu, não tenham medo!

Essas palavras foram proferidas pelo arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, ao presidir, na noite deste domingo, 7 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Olaria.

A celebração foi marcada com a benção da nova casa das religiosas da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Bom Conselho, a benção do novo altar, a benção de dezenas de unidades da Cruz da Evangelização e o lançamento do brasão paroquial.

As palavras de acolhida foram feitas pelo padre João Jefferson Chagas, que está à frente da comunidade paroquial desde novembro do ano passado. Empenhado na continuação das obras da Matriz, também se preocupa com a formação espiritual e missionária do povo de Deus.

- Nosso pároco está realizando um trabalho muito bonito entre nós, dando espaço para que todos possam aprofundar na fé e servir melhor a Igreja de Cristo. Ele está colocando em prática o lema paroquial, ensinando a todos a importância de trabalhar em unidade, afirmou a coordenadora dos Coroinhas, Maria de Fátima da Costa Avelheda.

A celebração contou com a presença expressiva de religiosas da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Bom Conselho, de diversas casas espalhadas pela Arquidiocese do Rio. Servindo em muitas frentes de trabalho, as religiosas estão presentes na comunidade há 22 anos.

- Por meio do trabalho e do testemunho das irmãs, a comunidade foi abençoada, marcada pela presença de Nosso Senhor. Entre alegrias e dores, elas foram colaborando na edificação da comunidade. Peço à Mãe do Bom Conselho que essa presença se prolongue, fecundando corações para que eles se abram para a alegria de deixar-se encontrar pelo Cristo, afirmou o arcebispo de Niterói (RJ), dom Alano Maria Penna, prelado referencial da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Bom Conselho.

A celebração contou com a presença do Padre Vinícius Pessoa, predecessor do Padre João Jefferson, atuante atualmente na direção da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Pavuna. Ainda os diáconos permanentes José Ferreira e Gilberto Lopes participaram.

Na homilia, refletindo sobre o Evangelho do dia, dom Orani lembrou que as provações e dificuldades representadas pela tempestade no lago que açoitavam o barco, nunca faltará, e não faltarão na história da Igreja.

- Basta saber ler os sinais dos tempos que estão ao nosso redor. A mensagem do Evangelho é clara: com Jesus o “vento cessou”. Somente em união com Ele que podemos lidar com os perigos e dificuldades, sem sermos esmagados, afirmou o arcebispo.

No final, padre João Jefferson explicou o sentido do brasão paroquial, composto da cruz processional, o coração, a árvore, e a nau.

- O coração representa o Sagrado Coração de Maria, padroeira da paróquia. A árvore e a nau simbolizam a presença e o trabalho das religiosas na comunidade: primeiro as Irmãs Dorotéias, agora as Irmãs do Bom Conselho. O lema paroquial, inspirado em uma carta apostólica do Papa João Paulo II, convida todos para a unidade: “Um só coração, uma só alma” (Cor unum et anima uma), explicou o pároco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário