domingo, 14 de agosto de 2011

Dom Orani abre Semana da Família na Arquidiocese do Rio

Os novos presbíteros da Arquidiocese do Rio de Janeiro, ordenados no último dia 6 de agosto, voltaram ao Seminário São José para agradecer a todos aqueles que os ajudaram a alcançar a graça do sacerdócio.

A celebração eucaristica, presidida pelo arcebispo dom Orani João Tempesta foi realizada neste sábado, 13 de agosto, na Igreja da Irmandade de São Pedro, no Rio Comprido. Entre os concelebrantes, os neo-presbíteros, o reitor do Seminário, cônego Roque Costa Souza e os presbíteros integrantes da equipe formadora.

O arcebispo abriu em esfera arquidiocesana a Semana Nacional da Família, que acontecerá de 14 a 20 de agosto, com o tema: "Família, Pessoa e Sociedade". A reflexão sobre a importância da vocação familiar também prepara os fiéis para o Encontro Mundial das Famílias, que será realizado de 30 de maio a 3 de junho de 2012, em Milão, na Itália, e terá como tema: “Família, Trabalho e Festa”.

- É uma ocasião importante para manifestar nossas convicções sobre a importância da família por onde passa o “futuro da humanidade” assim como o nosso compromisso do testemunho cristão familiar num tempo de mudanças e transformações, afirmou.

Com um número expresivo de integrantes da OVS (Obra das Vocações Sacerdotais), a celebração foi ainda marcada com as nomeações dos neo-presbíteros.

- Também coloco como intenção desta missa, a Jornada Mundial da Juventude, pelos vários jovens que já estão em Madri na pré-Jornada e pelos que ainda chegarão para o encontro com Cristo, junto com o Papa Bento XVI. Nós nos unimos a eles e pedimos que, “firmes e enraizados em Cristo”, possam transformar o mundo, através da vida cristã, sendo “fermento no meio da massa”. Rezamos para que aqueles que foram designados para viver esse momento sejam os representantes dos demais jovens que aqui vão permanecer, motivou dom Orani, na saudação inicial da celebração.

O arcebispo também reforçou o convite para que os jovens, que não poderão viajar para Madri, participem da vigília que acontecerá no próximo sábado, dia 20 de agosto, a partir das 22h, no Maracanãzinho.


“Dependência e confiança em Deus vão guardar nosso pastoreio”

- “Guardai-me ó Deus, porque em vos me refugio, meu destino está seguro em suas mãos” (Sl 15), assim começou a homilia ministrada pelo padre Antônio José dos Santos. O presbítero, recém ordenado, reforçou a importância de aprender a depender mais de Deus, como as crianças, citando o Evangelho do dia (Mateus 19, 13-15).

- Nossa meta é o céu e, na liturgia de hoje, Jesus nos ensina que o céu pertence aos que, como as crianças, têm um olhar limpo e um coração sem complicações. A dependência e confiança em Deus foram as duas colunas que sustentaram a nossa vocação, durante os oitos anos de formação no Seminário. E são elas que devem guardar o pastoreio que teremos pela frente.

A importância de servir somente a Deus e não adorar a falsos deuses, destacada na leitura do Livro de Josué (24, 14-29), foi reforçada pelo padre Antônio como sendo a prática devida do povo escolhido. Segundo ele, para alcançar o Céu é preciso servir e obedecer verdadeiramente ao Senhor.

- Servir ao Senhor significa não ter o coração dividido. Não podemos amar ao Deus único e a outros deuses, isto é, às paixões que nos aprisionam, alertou o presbítero.

Padre Antônio José também reconheceu o empenho e o precioso auxílio prestado pelos benfeitores do Seminário, para que o “querer de Deus fosse realizado” na vida deles.

- Nós recebemos uma missão que deve ser vivida em benefício do povo de Deus. Olhando para a nossa história e, principalmente, pelo surgimento da nossa vocação sacerdotal, também podemos dizer: “Foi Deus quem realizou esses grandes prodígios diante de nossos olhos, e nos guardou por todos os caminhos por onde peregrinamos e no meio de todos os povos pelos quais passamos”. Pedimos que continuem orando por nós, para que sejamos fiéis a Deus e, um dia, também nos encontremos em nossa “Terra Prometida” que é o Reino dos Céus.

No final da ação de graças, realizada tradicionalmente uma semana após as ordenações, dom Orani abençoou as medalhas dos novos membros da OVS (Obra das Vocações Sacerdotais), que foram entregues aos integrantes pelos padres recém ordenados.


Confira as novas funções e para onde foram designados os novos padres:

Padre André Zhao Delei – Vigário Paroquial na Paróquia Santa Clara,em Guaratiba.

Padre Antonio José dos Santos – Vigário Paroquial na Paróquia São João Batista, na Vila São João, em Campo Grande.

Padre Arisio Moreira Taylor Junior - Vigário Paroquial na Paróquia Santa Rosa de Lima, em Jardim América.

Padre Cláudio Antonio Soares – Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, em Senador Camará.

Padre Diogo Rodrigues Oliveira – Vigário Paroquial na Paróquia Cristo Operário e Santo Cura d’Ars, em Vila Kennedy.

Padre Pedro Li Tiangang – Vigário Paroquial na Paróquia na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Grajaú.

Padre Roberto dos Santos Pereira – Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Laranjeiras.

Padre Rogério Costa Félix – Administrador Paroquial da Paróquia São Judas Tadeu, em Senador Vasconcelos.

Padre Thiago de Carvalho Humelino – Vigário Paroquial na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Pedra de Guaratiba.

Padre Walter Vieira Neto – Vigário Paroquial na Paróquia São Brás, em Madureira.

Padre Wellington Gusmão Mendes – Vigário Paroquial na Paróquia Ressurreição, em Copacabana.

-------------------

Texto: Cláudia Brito
Foto: Carlos Moioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário